segunda-feira, 28 de março de 2011

Diário de Gravação – Capítulo 2


Em pleno domingo, o horário marcado para a primeira sessão de gravação foi meio cruel. Lá estávamos nós no estúdio do Alexandre Fontanetti, produtor do álbum, às 10 da matina em uma bela manhã de sol. 

O primeiro passo era então montar a bateria e “levantar”o som. Isso significa que depois da bateria estar toda montada e microfonada, cada peça da bateria é tocada separadamente (caixa, chimbal, pratos etc) para que o som de cada parte possa ser equalizado e deixado de acordo com o que esperamos em termos de timbre do instrumento.

Este trabalho, que pode parecer simples, levou cerca de duas horas. Ai sim, estava tudo pronto para que o botão REC pudesse ser apertado.

Começamos com a primeira canção. Por mais estranho que possa parecer, a primeira tomada feita para a canção foi a sua parte final. Depois gravamos o meio e, por fim, o começo. Isso não é um hábito, mas neste caso, rolou bem assim  e, como falei no primeiro capítulo deste diário, cada banda e cada canção permite um tipo de aproximação diferente.

O nosso batera, o Diego Veloso Zanolla trouxe idéias fantásticas para a musica e, após uns seis takes, consideramos que tínhamos ali o material para a primeira canção.
Na segunda musica, o desempenho do DVZ foi novamente espetacular. Em apenas dois takes precisos fechamos a conta.

No começo da gravação da terceira canção um susto: tudo ficou escuro no estúdio. Era uma queda de energia em todo o bairro. Mas realmente ficou só no susto. Cerca de 10 minutos depois a força foi restabelecida e lá fomos nós para a técnica acompanhar o trabalho do nosso batera.

A parte engraçada do dia ficou por conta de quando fomos ouvir todo o material gravado. Animado com as canções, Diego acompanhou todas elas com a boca, produzindo um mantra hilário captado pelos microfones... Brincamos que, no futuro, bandas covers ao redor do mundo ficarão intrigadas ao tentar executar nossas canções e nunca saberão como reproduzir tal som...

Agora, as baterias gravadas serão editadas e a próxima sessão será para a  gravação das linhas de baixo.

Nos encontramos depois disso...

Confira o VÍDEO da primeira sessão de gravação.

DVZ prepara a bateria para a primeira sessão de gravação

Nenhum comentário: